quarta-feira, 3 de outubro de 2012

O que você deve saber antes (e depois) de pintar o cabelo



Mexer na cor também significa ter alguns cuidados especiais, como hidratar com mais frequência e investir nos produtos corretos (Foto: Shutterstock)


Por Marina Espin

Antes da coloração
Os fios devem estar bem cuidados. “Se o cabelo for ressecado, alisado, maltratado ou a pessoa não tem muito cuidado com ele, eu me recuso a fazer”, diz Márcio Alexandre Almeida, cabeleireiro do Crystal Hair Leblon, no Rio de Janeiro. O cabeleireiro diz isso pois se os fios não estão saudáveis, a chance de ficarem ainda mais estragados, por conta da tintura, é muito grande. Silvana Lima, cabeleireira do Studio W Iguatemi, em São Paulo, recomenda uma hidratação dez dias ou uma semana antes da tintura. “Depois de tingir, no mesmo dia, deve ser aplicada uma boa hidratação, pois ela trabalhará com a cutícula dos fios abertas”, recomenda Silvana. “Isso dá mais durabilidade à cor e brilho aos fios”, diz a cabeleireira.

Para começar
Para quem tem vontade de tingir o cabelo, mas não quer nenhuma mudança radical, a dica é começar com uma leve clareada nas pontas, estilo luzes californianas. “Isso ilumina o rosto, não briga com o tom da pele e não traz nenhuma mudança muito drástica”, afirma Silvana. “Se mudar demais a cor logo na primeira vez, a pessoa vai estranhar muito”, diz Márcio. “Assim, no mês seguinte faz mais um pouquinho, no outro mais um pouco e chega no tom que quer sem nenhum susto”.

Na hora de escolher o tom
É sempre bom consultar um especialista. Juntos chegarão ao tom mais indicado para você. Isso geralmente é definido a partir da cor da sua pele e dos olhos. De acordo com os cabeleireiros, quem tem pele mais clarinha combina com praticamente todas as cores. Já as mais morenas têm algumas restrições. “Num contexto geral, morena não fica bem loira. Para elas, o mais indicado são tons acobreados ou mel”, afirma Márcio.

Tonalizante X Tinta
A tintura tem amônia, é mais permanente e, consequentemente, a cor dura mais. “Ela abre as escamas do cabelo e o pigmento penetra dentro do fio”, afirma Silvana. O tonalizante não tem amônia, é mais superficial e o cabelo volta à cor antiga mais facilmente. “Para quem lava muito o cabelo, eu não indico o tonalizante. Mas para quem tem os fios muito danificados e sensíveis, ele é ótimo”, diz a cabeleireira. Por ser mais leve, o tonalizante é uma boa opção para manter a cor no comprimento e nas pontas. Já na raiz deve ser aplicada a tintura.

Vale lembrar que escurecer os fios é mais fácil do que clarear. Para escurecer é necessário apenas adicionar a cor. Já para clarear é preciso tirar cor e mudar o tom do cabelo aos poucos. Às vezes, para chegar à coloração desejada são necessárias algumas sessões de tintura.

Para não quebrar
É preciso cuidar muito bem dos fios. “O ideal é revezar tratamento de emoliência, que deixa o cabelo mais macio e molinho, e o tratamento de reconstrução e força à base de queratina”, afirma Silvana. A cabeleireira explica que se fizer apenas hidratação com queratina, o cabelo endurece, pois ele fortalece os fios.

Na hora de lavar
Para que a cor dure mais tempo, não é recomendado lavar todos os dias. Intercalar os dias ou ficar até dois dias sem lavar é indicado. Essa orientação só não vale para quem tem cabelo oleoso, que deve ser lavado todos os dias. O uso de produtos para cabelos coloridos também está entre as dicas dos especialistas. Mas é preciso enxaguar bem, para que a raiz não fique pesada. Também é bom aplicar uma máscara hidratante uma ou duas vezes por semana, depende da necessidade dos fios. Se tingir o cabelo uma vez por mês, uma boa hidratação deve ser feita com a mesma frequência.

Californianas
De acordo com os cabeleireiros, este efeito fica mais bonito no cabelo natural, sem tintura. Como ele só tinge as pontas, exige menos manutenção. Pode demorar até oito meses para ser pintado novamente. Já os cuidados com a hidratação, principalmente nas pontas, deve ser mantido e até redobrado, dependendo da necessidade.

Manutenção
Decidiu pintar? Inclua a manutenção no pacote. É necessário retocar com tintura a raiz – onde o tom natural aparece – a cada 20 ou 30 dias. Se o comprimento e as pontas desbotarem, a dica é aplicar tonalizante. Também não dá para escapar das hidratações – uma vez por mês no salão –, máscaras – uma ou duas vezes por semana em casa – e produtos para cabelos tingidos.

E a sobrancelha?
Quando a cor escolhida é muito mais clara do que a da sobrancelha, ela também deve ser tingida. “Isso vai manter o visual mais natural”, diz Márcio. “Ela deve ficar sempre um tom mais escuro que o do cabelo”.

Quando o loiro muda de cor
Muitas loiras reclamam que os fios mudam de cor. Isso ocorre principalmente no verão por causa do cloro da piscina ou da água salgada do mar. Para evitar que aconteça, a dica é usar um creme sem enxágue com protetor solar. “Ele cria uma camada protetora”, afirma o cabeleireiro do Crystal Hair. Márcio também indica uma receita caseira: uma tampinha de vinagre de maçã (cerca de 10 ml) diluído em um litro de água, que deve ser aplicado nos fios depois do condicionador. “Não deixa cheiro e ameniza o esverdeado, mas o ideal é buscar a ajuda de um profissional”, diz o cabeleireiro.

Se quiser voltar para o cabelo original
Uma das opções é deixar crescer e cortar aos poucos. “Uma vez que há tinta no cabelo não existe nada que tire essa tinta. Perdeu a virgindade do cabelo, não tem mais jeito, só nascendo de novo”, afirma Márcio. Se tiver pressa e não quiser esperar crescer, a sugestão dos especialistas é tingir com uma cor próxima à natural. Assim, quando a raiz crescer não haverá muita diferença de tom. Dessa forma, aos poucos, o cabelo volta ao tom normal.
http://meus5minutos.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário