quarta-feira, 19 de setembro de 2012

TPM: sofra menos com esse problema

Na TPM você fica irritada, depressiva e sente muita vontade de comer chocolate? Saiba que você não está sozinha. Estatísticas recentes calculam que 75% das mulheres sofrem com diferentes sintomas nesse período. Destas, apenas 5% necessitam de tratamento com medicamentos. Isso significa que você pode amenizar essas reações com mudanças simples na rotina.
Pratique atividade físicaOs exercícios físicos fazem bem para o corpo e a mente. Segundo a ginecologista e obstetra Denise Gomes, diretora médica da Plena Clínica, “as atividades físicas liberam endorfinas, que provocam sensação de prazer, relaxam, ajudam no funcionamento do intestino e reduzem o edema característico do período”. A endocrinologista Carolina Mantelli Borges, da Clínica de Especialidades Integrada, lembra que o ideal é praticar exercícios moderados. “Atividades intensas podem agravar os sintomas. Recomendo praticar caminhada, trote, ciclismo, natação e hidroginástica, por pelo menos 30 minutos, quatro vezes por semana. A yoga também é excelente para amenizar os sintomas da TPM”.
Alimentos para evitarSegundo Carolina Mantelli, a mudança de hábitos alimentares não deve se restringir ao período de TPM, mas evitar alguns alimentos pode aliviar os sintomas. “Uma alimentação inadequada pode contribuir para o aparecimento de distensão abdominal, náuseas, inchaços, dores nas mamas, alterações de humor e outras queixas na TPM”, ensina.
 A endocrinologista também aconselha reduzir o sal da comida, evitar o consumo de café e seus derivados, doces em excesso e álcool. “O ideal é procurar fazer refeições mais frequentes, com menor quantidade de alimentos. Consuma alimentos mais leves, com teor reduzido de gordura saturada e sal. Dê preferência para frutas, vegetais, grãos e alimentos diuréticos como a melancia, aspargos, salsa, agrião e morango”, recomenda.

Inclua na dieta
A nutricionista Thabata Martins, do Zahra Spa & Estética, recomenda investir nos alimentos ricos em magnésio. “Você já deve inserir estes alimentos na sua rotina alimentar, mas coma figo, aveia, beterraba, alcachofra, quiabo, abacate e banana, entre outros alimentos ricos no nutriente, especialmente, alguns dias antes e durante o período menstrual”.
 A ginecologista Denise Gomes dá outras dicas: “salmão, azeite de oliva, nozes, castanhas e linhaça podem melhorar a circulação e também reduzir o inchaço. Vegetais verdes escuros são ricos em cálcio, que ajuda a aliviar cólicas. Já o consumo de arroz integral, feijão, ervilha, aveia, trigo, soja pode amenizar a irritabilidade durante o período, enquanto a soja e seus derivados aumenta a disposição e reduz a fadiga”.

Carolina Mantelli lembra que, durante a TPM, há uma queda nas taxas de vitamina B6 no organismo, nutriente que participa da produção de serotonina e, em consequência, melhora o humor. “Essa vitamina pode ser encontrada nas carnes, banana, atum, semente de gergelim, grãos integrais, batata, levedo de cerveja e lentilha”, diz a endocrinologista.

Durante a TPM você sente uma vontade incontrolável de comer chocolate? De acordo com a endocrinologista Carolina Mantelli Borges, “a carência de magnésio é responsável por essa necessidade, já que o cacau é rico neste nutriente. Você pode até comer um pedacinho de chocolate, mas invista no consumo de soja, aveia, arroz integral, feijão e tomate, alimentos ricos na substância. Estudos recentes mostram que mulheres com níveis elevados de magnésio no organismo não costumam sofrer com a TPM”.
Sinta prazer no seu diaSair da rotina pode ser uma ótima forma de mandar a irritabilidade para longe. A ginecologista Denise Gomes, diretora médica da Plena Clínica, também recomenda evitar qualquer tipo de discussão nesse período. A tendência de se arrepender do que disse é muito grande. “Tire um dia para você! Durma bem, acorde disposta, faça uma caminhada, vá ao salão fazer as unhas e não deixe de namorar. Sinta prazer nas suas atividades e seu dia, com certeza, será mais alegre”, orienta a especialista.
Para aquelas que ficam tão irritadas que chegam a pensar em tomar um calmante, Mantenelli recomenda a ingestão de alimentos naturais. “O chá de camomila acalma e ajuda a reduzir o edema. Já o suco ou chá de maracujá, alivia a irritabilidade e ajuda a relaxar. Também recomendo acrescentar gengibre a estas bebidas. O alimento possui propriedades anti-inflamatórias, que ajuda a reduzir dor de cabeça e cólicas durante a TPM”, diz.

Apesar do momento não parecer propício, Denise Gomes diz que o sexo pode trazer muitos benefícios nesse período. “O sexo libera endorfina, que produzem a sensação de prazer e bem estar, além de queimar calorias e reduzir o inchaço do corpo. O carinho e o amor transmitidos em uma relação sexual ainda são capazes de mexer com a cabeça da mulher, elevando a autoestima e reduzindo os sintomas depressivos da TPM”, diz a ginecologista.

Procure orientação médicaApenas 5% das mulheres que têm TPM precisam ser tratadas com medicamentos. Como os sintomas podem variar muito de uma mulher para outra, cabe ao médico decidir qual é a medida mais indicado, diante dos sintomas que ela apresenta. “Suplementos de cálcio, magnésio, vitaminas B6, B1, C e E, óleo de prímula e ácido gama linolênico estão entre os remédios naturais. Mas o uso de diuréticos, pílulas anticoncepcionais, anti-inflamatórios não-esteroides, ansiolíticos e antidepressivos podem ser necessários”, enumera Mantenelli. 
Fonte: GNT/Globo.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário