quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Cuidados Durante a Gravidez Beleza

As mudanças hormonais provocam desidratação geral da pele, e portanto deve-se aumentar o uso do creme hidratante no corpo e na cara. Estas mudanças nem sempre têm efeitos negativos. Muitas mulheres com problemas de pele e cabelo gorduroso, gozam pela primeira vez durante a gravidez, de uma pele limpa e um cabelo saudável. A maioria das mulheres grávidas estão mai
s bonitas durante os nove meses de espera, é uma etapa em que não se devem descuidar ou deprimir-se pelos lógicos quilos a mais.


A gravidez é uma das etapas da vida da mulher em que se deve ter o máximo cuidado com o corpo, pelo bebé e pela mãe, para que passe os meses de gravidez o melhor possível e para que a recuperação depois do parto, seja mais rápida. O primeiro mandamento dos cuidados a ter com o corpo é a hidratação, manter a pele elástica e hidratada durante toda a gravidez. O ventre e os seios, sobretudo, incham muito e é conveniente ajudar ao estiramento da pele para que se mantenha saudável, evitar as estrias e colaborar no processo posterior ao parto para que a pele volte à tensão natural. Por isso, durante a gravidez, além do hidratante normal deve utilizar um creme anti-estrias específico e aplicar nos seios, no ventre, nas nádegas e na parte superior das coxas, onde é mais frequente aparecerem estrias. Durante a gravidez deve ingerir mais água ou sumos (sem açúcar), para hidratar a pele e evitar a retenção de líquidos e as suas consequências - pernas pesadas; pés, tornozelos e pulsos inchados.

Alimentação
É muito importante o controle rigoroso de peso durante a gravidez. É necessário que a gestante engravide com peso adequado para sua altura. O tabaco e as bebidas alcoólicas devem ser eliminados, porque interferem no estado de nutrição da grávida.

Existe um aumento do gasto de energia durante a gravidez, assim a grávida necessita de aproximadamente 2000 a 2500 Kcalorias por dia. É mais importante a qualidade do alimento ingerido do que a quantidade.

Ingestão preferencial: carne, peixes, ovos, verduras, frutas, leite e derivados de leite, gelatinas dietéticas.

Evitar: massas, batatas, arroz, refrigerantes, sorvetes, açúcar, pão, chocolates, licores, álcool, sal, frios e doces. Temperos: evitar o sal, podendo usar de preferência, pimenta, vinagre, limão, alho, orégãos, evitando condimentos industrializados.

Sugestão de principais refeições: (adequada pelo médico assistente em situações especiais)Café da manhã: 1 ovo quente, queijo branco, 1 copo de sumo de laranja, frutas regionais da estação à vontade, café com leite ou chá, manteiga sem sal, pãozinho (de preferencia ½).Almoço e jantar: Carnes (de preferência carne branca), ou frutos do mar ,ou peixes. Verduras cruas, legumes cozidos, 1 colher de arroz 1 concha de feijão. Frutas à vontade, geleias dietéticas. Intervalos das refeições: queijo branco, frutas ou sumos de frutas sem açúcar, iogurtes sem açúcar. Caso a sinta muita fome à noite, antes de dormir, dê preferência a pequenos lanches e não a grandes refeições. Tome um leite sem natas por exemplo, uma torrada com manteiga, ou vitaminas de frutas, sempre sem açúcar.

Saúde oral
Muitas vezes as mulheres grávidas começam a comer mais guloseimas e não têm o cuidado redobrado com a higiene dentária por levarem este tipo de alimentação. Se uma grávida tiver um dente cariado ou um problema gengival pode e deve ir ao dentista à vontade, porque pode provocar uma inflamação exagerada da gengiva e ulceração.

A única precaução a tomar quando se está grávida é não tirar raios X durante os primeiros três meses. No caso de ser essencial, os dentistas possuem um avental de chumbo para proteger as futuras mamãs, O problema é que há mulheres que não sabem que estão grávidas. Se tiver de fazer um raio X e está a tentar engravidar, diga-o ao seu dentista, ele tomará os devidos cuidados.

Para além de ter cuidado com a alimentação e manter uma higienização frequente, as grávidas - se assim o médico desejar - podem tomar comprimidos de flúor para dar maior resistência aos dentes no combate à cárie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário