quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Por que algumas mulheres não notam que estão grávidas até a hora do parto?


Todo mundo já ouviu histórias de mulheres que estavam vivendo vidas normais quando, de repente, começaram a sentir dores fortes. Basta uma visita ao hospital para descobrir que elas estão em trabalho de parto e, poucas horas depois, elas estão com seu inesperado bebê nos braços. O último caso foi de uma militar britânica que estava em zona de guerra, no Afeganistão, quando teve seu filho. E existe um programa na TV a cabo chamado ‘Eu não sabia que estava grávida’, dedicado exclusivamente a esses casos.
E como essas mulheres não notam que estão grávidas? Afinal, a gravidez tem ‘sintomas’ bem claros, não? Segundo a ciência, nem sempre.
Em 2001, um estudo descobriu um fenômeno chamado ‘negação da gravidez’, que aconteceria uma vez a cada 451 nascimentos. Normalmente, existem fatores psicológicos que fazem com que a mãe não perceba sua gravidez. No caso da militar, por exemplo, ela estava em zona de guerra – mas perturbações menos ‘violentas’ no dia a dia podem causar a mesma coisa, como problemas nos relacionamentos, na família, etc.
Mesmo assim, você pode estar se perguntando ‘e a falta de menstruação? e a barriga crescendo?’. Pois é, também há fatores físicos que podem colaborar para a negação da gravidez. A falta de menstruação é comum em mulheres que passam por uma época de tensão em suas vidas, assim como para atletas, que costumam praticar exercícios vigorosos.
E, em relação à barriga, algumas mulheres realmente não ficam com aquele barrigão todo, nem aos nove meses de gravidez – seus bebês podem ser pequenos e pode haver pouco fluido a sua volta.
Outros casos de mulheres que não perceberam que estavam grávidas podem ter relação com a obesidade, que disfarçaria a barriga, e com a proximidade da menopausa – as mudanças em seu corpo e a falta da menstruação seriam ‘culpa’ da idade.
Estudo via LiveScience

Nenhum comentário:

Postar um comentário