quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Pés detonados: saiba como recuperá-los após a farra

Conheça exercícios que você pode fazer para cuidar deles

Seja em um salto alto ou com um tênis superconfortável, curtir o Carnaval (e shows, baladas e afins) detona qualquer pé. Ou você não lembra da última vez em que "se acabou" e não conseguiu pisar no chão ao acordar? De acordo com a reflexologia, o pé é uma área onde estão terminações de feixes de energia que estão ligados a todo o corpo. Ou seja, sobrecarregá-los pode acarretar problemas ainda maiores, como dor nas costas, nos quadris e na cervical. 

Escalda-pés: aprenda a relaxar sem sair de casa

Assim que a folia acabar, reserve um tempo para recuperar seus pés. "Um simples escalda-pés (não indicado para diabéticos) é capaz de milagres. O calor da água puxa a circulação para os pés, o que ajuda a esfriar até a cabeça", sugere o podoterapeuta Luiz Pedreira, fundador da rede Spé.


Dicas básicas para recuperar dos pés

Coloque os pés em uma bacia de água quente por cinco minutos. Passe-os para outra, de água fria, por 30 segundos. Repita a imersão três vezes. 
Com os pés secos, espalhe um creme hidratante e faça uma massagem por 10 minutos com movimentos de deslizamento.
Sente-se, apoie o pé em uma bola de tênis e faça movimentos para frente e para trás, do calcanhar às pontas dos dedos.
Coloque as pernas e os pés para o alto por cerca de 15 minutos, o que contribui para evitar inchaço, além de ser ótimo para ativar a circulação

Alongamento Lateral do pé
sente-se confortavelmente com uma perna cruzada sobre a outra. 
Segure a frente do pé e puxe os dedos para dentro, em direção a você.
 Fique na posição por três ciclos respiratórios, depois puxe os dedos para fora, permanecendo na posição por três ciclos respiratórios. Relaxe e repita com o outro pé. 

Círculos com tornozelo:  
movendo os dedos do pé no sentido horário, trace a forma de um grande círculo. Rode o pé cinco vezes no sentido horário e depois repita no sentido contrário. Repita com o outro pé. 

Dedos do pé para trás: sente-se e erga o pé. Segure o calcanhar para manter o pé firme e puxe os dedos dos pés para cima, em direção à canela. Coloque os dedos da mão sob os dedos do pé; puxe-os e alongue-os, em vez de apenas dobrar os dedos para frente. Fique na posição por três ciclos respiratórios, depois repita com o outro pé. 

Sugestões de alongamentos do livro "Alongamento, a maneira saudável e segura de manter o corpo em forma", de Suzanne Martin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário