segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Aprenda a escolher o sutiã ideal para seu corpo



Símbolo de feminilidade, o sutiã é um grande companheiro das mulheres. Mas a peça, usada por horas ininterruptas, nem sempre é escolhida adequadamente. Muitas são as mulheres que se preocupam apenas com a "beleza" e o "charme" do inseparável "aliado", esquecendo outros aspectos também importantes. "Bojo, alças, tecido, tudo tem que ser levado em consideração, pois o sutiã deve "vestir" o peito e acima de tudo ficar confortável. O bom sutiã é aquele que a mulher esquece que está usando", comenta a modelo e apresentadora da Rede Record, Gianne Albertoni.
Leia também:
Entenda os exercícios de pilates que os famosos estão fazendo
Zumba, uma dança que ajuda você a perder muitas calorias
Para Paulo Borges, criador da SPFW, moda é mais que tendência: é militância
Antes de mais nada, prove!
Para acertar no conforto da peça, algumas dicas são fundamentais. A modelo e apresentadora do SBT, Isabella Fiorentino explica que "provar" o sutiã é essencial. "Primeiro, analise a largura das costas , o volume e o formato dos seios. Não pode ficar apertado nas costas, nem subir ou descer. O bojo não pode marcar a pele dos seios, e muito menos sobrar ou faltar espaço. A alça do sutiã precisa estar no centro dos ombros e não pode ficar funda com marcas de peso , nem escorregando, deve estar bem regulada. Prove!", aconselha Fiorentino, em um post do seu blog.
Outro fator importante na escolha é a função da peça e o efeito que a mulher deseja. Cada tipo de roupa exige um sutiã específico. "Leve em consideração o decote da roupa, hoje em dia há modelos próprios para os mais diversos , inclusive para decote nas costas. Se o tecido da blusa for 'fininho", escolha um modelo liso, pois os sutiãs de renda podem marcar a roupa. Com relação a cor das roupas, as claras pedem sutiã cor da pele ou chocolate e as pretas vão bem com preto mesmo", explica Isabell.
Consequências da escolha errada
Caso se sinta desconfortável, ao usar algum sutiã, fique atenta, pois a peça pode estar prejudicando sua saúde. É o que alerta João Paulo de Albuquerque, fisioterapeuta, pós-graduado em Fisioterapia Esportiva pela PUC-Minas. "O sutiã, quando mal escolhido pode causar sérios problemas, principalmente em mulheres com seios mais avantajados. As tiras muito largas e continuamente apertadas realizam uma tração nos ombros e na cabeça da mulher para baixo. Daí, podem decorrer sintomas como dor de cabeça; dor na região torácica da coluna; indigestão devido ao peso no diafragma; erupções na pele e protusão nos ombros", aponta Albuquerque.
Se por um lado, o sutiã "errado" pode ser prejudicial para a saúde, por outro, o sutiã adequado pode ajudar na correta postura da mulher, pondera a educadora física Solange Frazão. "Precisamos escolher um sutiã que consiga sustentar o peso dos seios e também que cubra boa parte deles com firmeza. Assim nos sentimos mais seguras em todos os momentos e também nos colocamos na postura correta automaticamente sem precisar compensar o peso de alguma forma, explica Frazão.

Mas como saber qual o sutiã ideal para meu corpo?
Yahoo consultou a estilista da Valisére, Ursula Klein para explicar como acertar na escolha da peça. Confira a seguir, as dicas da profissional para cada tipo de corpo.
Seios pequenos e/ou separados
A mulher de seios pequenos pode abusar de alças fininhas, pois para ela não é necessária uma sustentação especial.
Se a intenção é aumentar o volume dos seios, pode-se utilizar modelos com enchimento. Se você não quer aumentar o tamanho dos seios, opte por um modelo meia-taça ou o modelo balconnet, que os acomoda naturalmente, valorizando o decote.
Para seios separados procure modelos com fecho na parte da frente. Enchimentos, alças cruzadas e modelos nadador também ajudam a juntar os seios.
Famosa com perfil semelhante: Camila Pitanga
Seios volumosos
Escolha um sutiã com uma base abaixo do bojo. Esta estrutura oferece segurança e combinada à alças largas é ideal para não sobrecarregar os ombros. O bojo deve ter uma cobertura maior, pegando a partir da linha embaixo do braço e indo até o meio do corpo.
Se a intenção é conter o volume dos seios, fuja dos enchimentos e fique de olho nos bojos de espuma mais fina, que estão entrando no mercado com força total.
Para acomodar e levantar os seios sem apertá-los, experimente o modelo Bra-Buster, que vem com uma espuma inteligente e laterais duplas.
Famosa com perfil semelhante: Barbara Paz 
Magra com seios avantajados
Para mulheres com tórax estreito e seios volumosos, os modelos com taças maiores como C e D são ideais. Esses bojos possuem maior profundidade que os tradicionais. Geralmente os modelos que trabalham esses tamanhos de taças tem laterais mais largas, podendo ou não ter estrutura de bojo e arco.
Famosa com perfil semelhante: Gisele Bündchen
Seios menores que o tórax
Essas mulheres podem procurar modelos de taças menores (taças A e B), que podem ou não ter enchimentos. O ideal é que a peça tenha costas reguláveis, na falta de um modelo com medida certa do tórax, elas podem usar um extensor no fecho do sutiã para acertar o tamanho das costas. Modelos triângulos também oferecem conforto e sustentação. Modelos com laterais e costas mais largas disfarçam gordurinhas localizadas e equilibram a silhueta, lembrando que não devem estar apertadas para não marcar, ou o efeito será o contrário do desejado.
Famosa com perfil semelhante: Paolla Oliveira 
Seios naturalmente firmes ou com prótese de silicone
Nesses casos podem ser usados os modelos levíssimos sem bojo e sem arco e também as alças finas. Mesmo assim, não abra mão de uma boa sustentação para evitar problemas no futuro. Aqui também ficam bons os modelos lencinho, bojo triângulo e modelos tipo top.
Famosa com perfil semelhante: Deborah Secco

Tendências
  O mercado de lingerie brasileiro segue aquecido e muitas são as novidades trazidas para as mulheres. A consultora de imagem pessoal e corporativa Marcele Goes destaca como tendências, as peças com cores mais vivas. "As tendências são cores novas e vibrantes, fugindo dos tradicionais preto, vermelho e branco. Agora tem pink, roxo, azul royal e amarelo neon!", comenta Marcele.
Segundo a estilista Ursula Klein, a grande tendência em sutiãs, hoje, são as peças levíssimas. "No mercado a vez é dos sutiãs sem bojo ou com bojos de espuma finíssima.A tecnologia atualmente permite a construção de peças estruturadas mais leves e confortáveis. A idéia é vestir a mulher de acordo com seus atributos e não colocá-la numa fôrma pronta, afirma a estilista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário